Dr Bruno Carrocini

Cirurgião Dentista formado pela Faculdade de Odontologia da USP. Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial. Mestre em Ciências Odontológicas pela FOUSP. Capacitação em Toxina Botulínica pela Faculdade São Leopoldo Mandique. Habilitado em Sedação Consciente em Óxido Nitroso pela FAIPE. Especialista em Implantodontia pela ABO.

Nosso objetivo é refletir sobre o que é analisar textos e como fazê-lo. Ou seja, nosso objetivo é refletir sobre o que é ler um texto ou como ler um texto. Estou utilizando aqui o verbo ler e os nomes leitor e leitura, tal como se faz largamente, não no sentido específico de relação com o escrito, mas no sentido de uma relação de interpretação com um acontecimento de enunciação qualquer. Colocar a questão da análise de um texto põe de saída a necessidade de levar em conta que o acontecimento desta leitura não é o mesmo acontecimento em que se enunciou o texto. Isso vai na direção de se pensar que o lugar de leitura não é, simplesmente, o correlato de um lugar como falante, locutor, enunciador (ou outras figuras assemelhadas), como se poderia representar como segue:Falante ——————————- ouvinteLocutor —————————— alocutário (interlocutor)Enunciador————————– destinatárioCorrelações como estas são próprias da cena enunciativa do acontecimento de enunciação do texto.Para responder a perguntas como “o que é analisar um texto?” ou “como analisar um texto?” vou tomar uma posição a partir da semântica da enunciação que permite, segundo penso, indicar percursos interessantes para a prática da leitura, no sentido que dou a ela aqui1.Se consideramos as posições encontradas largamente na bibliografia sobre o que é analisar ou como analisar um texto, poderíamos levar em conta de modo geral três relações:1 Nossa questão não se identifica com o que conhecemos como linguística textual, em qualquer das suas apresentações. A linguística textual não tem como objeto a interpretação de textos. Para minha questão preciso pensar, de um lado, num modo de analisar o sentido de enunciados e de outro num procedimento de interpretação de texto (já que a semântica da enunciação não é também ela própria uma teoria ou método que tenha como objeto a interpretação de textos) no qual jogue um papel importante uma análise enunciativa do sentido. Sobre isto ver Guimarães (2011).

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